O sistema de aquecimento de água com aquecedores a gás é hoje uma das formas sustentáveis para diminuir o consumo de energia elétrica. Tanto é que boa parte das construções, principalmente condomínios nas grandes cidades, estão optando por esta forma de aquecimento para chuveiros e torneiras.
Além do seu impacto ambiental, este sistema gera alguns benefícios para os clientes como a diminuição com gastos de energia elétrica. O chuveiro ligado aos 220 volts consume muita energia e com o aquecedor esse gasto extra será diminuído.
Muitas empresas fabricantes já oferecem modelos especiais desses aparelhos, permitindo que o cliente escolha segundo suas necessidades, optando por modelos clássicos ou mais modernos.
Como escolher um modelo entre os aquecedores disponíveis
Para comprar aquecedores de água é preciso verificar qual será o tipo de gás utilizado: gás natural ou GLP. Assim já diminuirá a quantidade de modelos que você irá encontrar no mercado. Entre os aquecedores domésticos os modelos indicados são os mais simples que atendem a poucos pontos de instalação como chuveiro e torneiras.
As indicações na embalagem podem te ajudar a escolher, já que esses equipamentos são separados pela capacidade de aquecimento através de litros. Um aquecedor de 8 litros, por exemplo, é indicado para casas com apenas um chuveiro, já o de 22 a 26 litros pode ser instalado em locais com dois chuveiros. As quantidades de torneiras quentes pela casa também alteram a quantidade de litros do aquecedor.
Outro fator que diferencia os equipamentos de aquecimento de água é o sistema que pode ser por acumulação ou por passagem. O primeiro é quando o aquecimento de água é feito em um reservatório para então sair nos pontos instalados. O segundo aquece a água no momento que você ligar um dos pontos, sendo este o mais comum em instalações residenciais. Em caso de dúvidas entre em contato com um especialista para te ajudar a escolher o melhor aquecedor de água.
Instalação e dicas de segurança
O especialista pode te ajudar a escolher o modelo ideal e também estará apto para instalar o equipamento, seguindo as instruções da fabricante e agindo conforme as normas de segurança. Cada ponto de ligação deve ser ligado com muito cuidado, principalmente a chaminé para a saída de gases quentes. Esse procedimento é altamente necessário para evitar que o equipamento falhe e produza gases tóxicos que podem prejudicar a saúde de quem tiver contato com ele, portanto não deixe de contratar uma empresa especializada para realizar este trabalho.