Na hora de comprar aquecedores é importante fazer um comparativo para analisar o custo-benefício e poder escolher o modelo que melhor suprirá suas necessidades.
Entre os modelos mais modernos estão os aquecedores a gás e aquecedores solares que estão se popularizando no Brasil, mas que ainda geram dúvidas.
Para te ajudar a entender melhor cada um deles e fazer uma comparação, separamos aqui algumas informações relevantes que te ajudarão na tomada da decisão.
Aquecedor a gás
Os aquecedores a gás são equipamentos indicados para substituir a instalação elétrica para ligar chuveiros e torneiras quentes.
Ele funciona de duas formas:
- Aquecedor de passagem quando é necessário deixar que a água escorra para ser aquecida na tubulação.
- Aquecedor de acumulação que tem um reservatório acoplado deixando a água aquecida antes de ser direcionada para os pontos de saída.
Os dois equipamentos possuem alta durabilidade e segurança, oferecendo um ótimo custo-benefício para famílias que desejam água aquecida em pontos de chuveiros e torneiras.
Aquecedor solar
Os aquecedores solares são indicados para imóveis térreos, pois as placas precisam ser instaladas no telhado.
Cada vez mais popular no Brasil, este tipo de instalação se destaca por utilizar o Sol como fonte de energia, sendo sustentável, econômico e alta durabilidade.
Mas antes de optar por este sistema, você precisa analisar as condições climáticas da sua região.
Isso porque, em dias de baixa insolação a água aquecida no reservatório não será suficiente para banhos longos ou para banhos de uma quantidade grande de pessoas.
Aquecedores mais baratos
Na hora de escolher você precisa levar em consideração os custos da instalação.
Os aquecedores a gás precisam de uma empresa de instalação específica que fornecerão todos os itens necessários para adaptar o sistema hidráulico do imóvel.
Dentre esses itens temos: tubulação específica, local ventilado para a instalação do aquecedor a gás, espaço para vazão da água com medidas certas, entre outros.
O mesmo acontece com os aquecedores solares que exigem a instalação de placas de captação de raios solares e um sistema hidráulico específico para garantir que a água aquecida chegue até as torneiras sem perder temperatura.
Todo o projeto de aquecimento solar deve ser feito por uma equipe profissional, mesmo assim seus custos são menores que a instalação de aquecedores a gás.
O aquecimento solar também se destaca por conseguir reduzir em até 70% os gastos com energia elétrica.
Mas para tomar a sua decisão, consulte uma empresa especializada que trabalhe com estes dois tipos de aquecedores para te ajudar a fazer a melhor escolha.