Existem diferentes tipos de pneus para empilhadeiras, um item que merece sua atenção por ser importantíssimo para o equipamento.
Escolhendo o melhor tipo de pneu, é possível garantir o melhor desempenho da máquina e ainda permitir que ela funcione por muito tempo sem a necessidade de manutenção constante.
Para te ajudar a entender melhor como é cada tipo de pneu, vamos te apresentar uma descrição completa de cada um deles.
Com essas informações ficará mais fácil saber qual tipo de pneu para empilhadeiras você deve optar.
Pneumáticos
Os pneus para empilhadeiras com o sistema pneumático são cheios de ar igual os pneus de automóveis.
Este tipo de pneu tem uma camada que absorve as imperfeições do solo e assim dão mais conforto ao operador.
O sistema também protege o equipamento de danos causados pelos desníveis da área, reduzindo atritos e garantindo a durabilidade da máquina.
Maciços
Esses pneus possuem uma liga de borracha reforçada. São os modelos mais econômicos e também os que mais exigem manutenção.
O pneu maciço se desgasta com o tempo e sua estrutura pode enferrujar, dependendo do ambiente em que ele é utilizado.
Por sua estrutura mais simples, os atritos com o solo não são absorvidos e toda a empilhadeira pode sofrer danos com os desníveis do solo.
Quando pensamos no conforto do operador, este tipo de pneu não favorece.
Superelásticos
Semelhante ao formato dos modelos pneumáticos, este tipo de pneu se destaca por ser mais resistente, feito de uma tecnologia própria para trabalhos com cargas pesadas.
Outro destaque para este produto é que ele não se desgasta com facilidade, o que é perfeito para reduzir os gastos com manutenção.
Pneus para empilhadeiras: qual é o melhor?
Diferentes em suas estruturas, os pneus para empilhadeiras podem ser perfeitos para um tipo de área de passagem e não indicado para outros.
Os mais democráticos são os pneus pneumáticos, que são resistentes e duradouros. Ele se destaca pelo preço, mas fique atento: a manutenção será constante para fazer a calibragem e o conserto de possíveis furos.
Já os modelos maciços são ideais para empresas que possuem um piso liso, sem desníveis, pois promovem a circulação deslizante e isso reduz os desgastes das rodas.
Agora se a sua área tem muitos desníveis, entre os pneus para empilhadeiras o mais indicado será o superelástico, que tem mais estabilidade e é mais resistente à fricção.