Empilhadeira – 7 dicas de segurança que você precisa saber

A empilhadeira é um equipamento industrial cada vez mais importante para manter estoques organizados verticalmente.

Aproveitar todos os espaços de um depósito para guardar cargas e mantê-las em seus devidos lugares é uma tarefa que exige estudo logístico.

O tamanho das cargas, a forma como são dispostas no espaço e o tipo de equipamentos que serão utilizados para fazer o transporte a armazenamento devem ser devidamente pensados.

O trabalho de gestão de armazéns vai além de escolher bem os aparelhos industriais que serão utilizados, incluindo também questões de segurança que são importantes.

Imagina só se você comprar os melhores equipamentos, mas não investir em segurança? As perdas materiais e humanas poderão custar muito para a sua empresa.

O melhor a ser feito é aprender corretamente as principais dicas de segurança para usar empilhadeiras e assim evitar estes riscos.

Para te ajudar, separamos sete dicas essenciais com informações que você precisa conhecer para ter um ambiente seguro para seus colaboradores.

Dicas de segurança para operação de empilhadeira

Limite de carga – Fique atento ao limite máximo de carga que seu equipamento suporta e jamais ultrapasse-o;

Altura da carga – A altura da carga também é importante, fique atento a este quesito;

Operadores certificados – Ao contrário das transpaleteiras, as empilhadeiras só devem pilotadas por profissionais habilitados;

EPIs – Não esqueça de investir em Equipamentos de Proteção Individual e fiscalizar a utilização dos mesmos;

Falhas – Verifique pontos como freios de mão e notifique a supervisão caso sinta diferença na máquina ou identifique algum defeito.

Velocidade – Respeite as velocidades adequadas durante toda a operação e redobre os cuidados nas curvas;

Manutenção – Não deixe de fazer manutenções preventivas nas empilhadeiras, garantindo assim que estejam sempre em perfeito estado.

Segurança começa na compra de empilhadeira

Para não errar, é importante já pensar em todo o processo de segurança no ato da compra de empilhadeira.

É durante o primeiro contato com a distribuidora de equipamentos industriais que você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a utilização do produto.

Volume de carga, altura, forma de usar e tempo de manutenção são pontos que devem ser discutidos.

Só assim você terá condições de repassar aos responsáveis quais são os cuidados necessários para manter a empilhadeira funcionando com toda a eficiência prometida pela marca.

Para te ajudar em todas estas etapas, a Transpalet conta com uma equipe de profissionais que sabem tudo sobre empilhadeira e transpaletes e estão prontos para te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *